Cartão de Identificação da Universidade da Beira Interior

Funcionalidades do Cartão

Identificação

Permite ao utilizador identificar-se como membro da comunidade académica da UBI.

Identificação na requisição de livros nas bibliotecas:

  • Como a maioria das bibliotecas possui leitores de código de barras, os postos de atendimento podem utilizar o cartão, uma vez que, no seu verso, está presente um código de barras com o número de identificação pessoal (NIP) da UBI.
  • O cartão facilita, também, a identificação dos requerentes da UBI para empréstimos noutras bibliotecas da Universidade que não a da unidade orgânica a que pertence.

Pequenos pagamentos (Micropagamentos):


O utilizador apenas terá que recarregar o seu cartão, em pontos de consulta (quiosques), passando a usa-lo para efetuar as transações necessárias. Estas poderão ser consultadas pelo utilizador na sua área pessoal, de forma a poder fazer uma gestão do seu dinheiro. Assim, poderá realizar pequenos pagamentos internos como por exemplo no bar, lavandarias, serviços gráficos, fotocopiadoras e impressoras.

Instruções de Funcionamento

PIN de acesso aos serviços: Por defeito são os últimos 4 números do BI do utilizador que deverá alterar no primeiro acesso. Essa mesma alteração poderá ser feita em qualquer qiosque presente em todos os Pólos da Universidade ou na sua área pessoal do cartão.

Sistema de Impressão

Qualquer dúvida/questão contate através de helpdesk.ci@ubi.pt.

Ativação do cartão - Torniquetes Biblioteca

O cartão UBI já se encontra pré-ativado. Deverá apenas realizar os seguintes passos para finalizar a ativação e possa aceder à Biblioteca.

  • Dirigir-se a um leitor de porta exterior on-line ou aos torniquetes da Biblioteca, aproxime o cartão no leitor.
  • Assim que a luz pare de piscar e ficar verde poderá retirar o cartão do leitor e o cartão estará ativo, para o acesso a biblioteca.

Atenção: Caso não complete o primeiro passo e retire o cartão do leitor antes do processo estar completo, poderá danificar a ativação e o próprio cartão.

Cartão Paypass e Serviço Multibanco (escolha opcional)

Este é um serviço opcional para o utilizador. Assim poderá aderir à componente bancária e beneficiar de condições especiais oferecidas pelo banco Santander Totta.

A tecnologia Contactless está apenas disponível apenas em cartões com vertente bancária. Esta tecnologia permite pagamentos até €20 sem a necessidade de introdução do Código Pessoal (PIN), bastando aproximar o cartão do leitor Contactless ligado ao Terminal de Pagamento Automático equipados para o efeito

Controlo de assiduidade

Permite a leitura de cartão através da tecnologia RFID por meio de um equipamento de relógio de ponto, e faz o registo electrónico da hora de chegada dos utilizadores na(s) Unidade(s) Orgânica(s).

A tecnologia RFID envolve a utilização de etiquetas, que podem transmitir e receber informação através de radiofrequência, utilizando leitores RFID. A radiofrequência permite a troca de informação entre dispositivos de leitura e cartões que sejam portadores de etiquetas RFID.

Controlo físico de acesso

O Controlo Físico de Acesso, é uma ferramenta que gere, de maneira simples e eficiente, as informações referentes ao controlo do acesso físico de portas e locais onde apenas determinado pessoal poderá aceder.

O controlo de acesso implementa mecanismos para habilitar e desabilitar utilizadores a áreas restritas, além de disponibilizar funções de auditoria, onde é possível visualizar todas as tentativas de acesso, sendo elas autorizadas ou não.

Outro controlo de acesso físico engloba as permissões para acesso ao parque de estacionamento:

O sistema pode configurar diferentes permissões de acesso ao parque. Assim os utilizadores que têm permissão para a utilização do parque de estacionamento, poderão utilizar o Cartão da Universidade para acesso ao mesmo.

Universidade da Beira Interior
Serviços de Informática
ciubi [at] ubi.pt
Helpdesk: ext. 1044 ou (+351) 275 329 118 / 275 319 741