Cartão de Identificação da Universidade da Beira Interior

Perguntas Frequentes

Depois de solicitado, o cartão pode demorar aproximadamente 10 dias úteis a ser entregue.

Nos secretariados da sua unidade orgânica/departamento/faculdade no caso de se tratar de um cartão SEM componente bancária. O cartão COM componente bancária é enviado para o domicílio.

Deve dar conhecimento da situação através do e-mail helpdesk.ci@ubi.pt indicando o nome e o número identificação pessoal (presente no cartão).

Não. O cartão tem a funcionalidade básica de identificação. A abertura de conta é opcional.

Deverá fazer o pedido de cartão on-line, onde apenas terá de carregar uma foto já guardada no computador, ou poderá utilizar a webcam para tirar foto. De seguida terá imprimir esse mesmo pedido (ficha-foto) e dirigir-se a um dos balcões do Santander presentes na UBI.

Este cartão é o chamado cartão inteligente e tem várias potencialidades como por exemplo, permitir a identificação pessoal, micropagamentos em bares e refeitórios, na requisição livros em bibliotecas, a consulta de informação pessoal, o pagamento de propinas académicas e matrículas (caso tenha pretendido a opção Multibanco), controlo de acesso de edifícios e instalações, identificação electrónica, etc.

É um cartão de identificação, portanto, como cartão de identificação da UBI todos o devem ter.

O processo para a produção do cartão é relativamente automatizado, no entanto, não está dispensada a intervenção humana, nomeadamente, no preenchimento da Ficha-Foto (online ou em papel). É precisamente nesta fase de transferência de informação que se têm verificado a maioria dos erros. Solicita-se por isso a melhor atenção no preenchimento dos dados. Depois de solicitado o cartão, este pode demorar 10 dias úteis, aproximadamente, se todos os elementos para a produção do cartão estiverem coerentes (ex. receção da ficha-foto corretamente preenchida e registo do utilizador no ficheiro da UBI).

Em primeiro lugar deverá certificar-se que preencheu corretamente o seu número de identificação. Se correto, independentemente da mensagem, poderá submeter o pedido de cartão (não se esqueça de imprimir a ficha-foto e a entregar no balcão do Santander). Para ser possível a produção do cartão, o seu registo deverá constar no ficheiro da UBI.

Deve dar conhecimentoda desta situação através do email helpdesk.ci@ubi.pt indicando nome e número mecanográfico/estudante.

Universidade da Beira Interior
Serviços de Informática
ciubi [at] ubi.pt
Helpdesk: ext. 1044 ou (+351) 275 329 118 / 275 319 741